Manutenção de Equipamentos

Máquinas e equipamentos industriais geralmente são produtos alto custo, por isso, é importante averiguar a sua integridade e fazer a Manutenção de Equipamentos evitando danos e prolongando a vida útil.

De forma geral, a manutenção dos equipamentos proporciona uma série de benefícios, inclusive para garantir a fim de segurança de seus funcionários e colaboradores, para isto é necessário a empresa realizar procedimentos de manutenção preventiva regularmente.

Tipos de Manutenção de Equipamentos

Sobre a manutenção corretiva

Esse tipo é um procedimento feito após a ocorrência de uma falha. A importância da manutenção preventiva em equipamentos é recoloca-lo nas condições para efetuar a sua função sem quedas de desempenho ou eficiência.

É um tipo de processo que deve ser feito de imediato para evitar consequências aos instrumentos de produção, promover à segurança do trabalhador e ao meio ambiente.

Na manutenção corretiva há a correção da falha ou problema causador da queda do desempenho, consequentemente oferecendo um resultado menor do que o esperado.

No geral, estes reparos são executados sem planejamento e de caráter emergencial.

Sobre a manutenção preventiva

Este é um modelo de manutenção que tem sido amplamente discutido e implementado por várias empresas, pois possibilita antecipar ou evitar que o equipamento venha sofrer a avaria.

Estima-se que desde 1951 algumas empresas já praticavam a manutenção preventiva de forma regular, no entanto, o assunto só veio a ser estudado de forma mais ampla por Mantovani e Gonçalves (2004).

manutencao-preventiva-e-corretiva

As aplicações visam acompanhar as condições físicas dos equipamentos, evitando as falhas funcionais ou até mesmo a perda das máquinas.

A partir de 1960 o departamento de manutenção das indústrias introduziu seus conceitos a confiabilidade no maquinário, manutenibilidade, engenharia econômica e prevenção da manutenção tentando eliminar a necessidade de manutenção.

Dadas estas informações, podemos concluir que a manutenção preventiva é um processo feito com o objetivo focar na diminuição da probabilidade de problemas interferindo no processo produtivo de máquinas e equipamentos presentes nas empresas dos mais variados segmentos.

O processo de manutenção preventiva é um complemento da manutenção corretiva. Ambos devem ser efetuados e aplicados de acordo com a necessidade e ocasião.

Veja Também:


Manutenção de Equipamentos – Empresas

Neste artigo apresentaremos algumas opções de empresas que trabalham tanto com a manutenção preventiva, quanto corretiva e que estão à disposição de seus clientes para oferecer seus serviços.


Manutenção de equipamentos Manuttech

Com sua fundação no ano de 2013, ainda nova no mercado, porém atuando com responsabilidade, transparência e ética buscando qualificar os seus colaboradores para oferecer o melhor atendimento.

Suas diretrizes são estruturadas de modo que permita almejar sempre a melhoria dos serviços prestados no que se traduz em missões e valores sólidos.

Além de disponibilizar grande variedade de equipamentos para locação de várias marcas e pronta entrega, a Manuttech presta a sua assistência com manutenção corretiva e preventiva nos mais variados tipos de equipamentos e máquinas industriais.

Seus profissionais são altamente qualificados na realização destes procedimentos tanto nos equipamentos locados, quanto naqueles particulares.

Estão inclusos no seu portfólio o suporte a:

  • Rosqueadeiras;
  • Furadeira Base Magnética;
  • Esmerilhadeiras;
  • Compressor;
  • Talhas;
  • Cilindro Hidráulico;
  • Perfuratriz;
  • Paleteiras;
  • Serra Policorte.

Você pode ligar e solicitar um orçamento pelo número: (11) 4194-1640 ou acesse o seu site para maiores informações.

Manutenção de Equipamentos

O atendimento é feito em toda a região da Grande São Paulo e interior em cidades como:

  • São Paulo;
  • São Bernardo do Campo;
  • Ribeirão Preto, Campinas;
  • São José dos Campos;
  • Osasco;
  • Limeira;
  • Sorocaba;
  • Santos;
  • Americana;
  • Piracicaba.

M.Shimizu

Criada no ano de 1970, o objetivo da M.Shimizu era oferecer serviços de manutenção em motores elétricos.

No entanto, as tendências de mercado representaram o aumento em diferentes produtos, atualmente representando 22 marcas, o que totaliza mais de 26 mil itens, entre produtos nacionais e internacionais.

É especializada em oferecer e desenvolver soluções garantindo aos seus clientes a excelência de qualidade em produtos e serviços. Oferece seus serviços para diferentes estados, como: São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.

Solicite o seu orçamento ou tire as suas dúvidas entrando em contato com um representante através do e-mail: [email protected], ou disque +55 (11) 2856-6100 para atendimento via telefone. Você também pode preencher o formulário de contato.